Quem somos

Como Igreja de Cristo, temos estabelecido nossa identidade e vocação em três perspectivas:

Nossa Missão

A Igreja Presbiteriana da Vila Rosália é uma comunidade Cristã de tradição reformada, pertencente à Igreja Presbiteriana do Brasil, jurisdicionada pelo Sínodo de Limeira e Presbitério de Limeira.

Nossa comunidade tem como compromisso viver atenta à cultura urbana, assumindo a tarefa de conhecer mais a Deus e torná-lo conhecido em nosso bairro, cidade e nação.

Igreja Presbiteriana da Vila Rosália - Culto

Nossa Visão

Temos como “forte” objetivo viver como Igreja Terapêutica: acolhendo, ensinando e enviando pessoas com o propósito de realizar a vontade do Pai sobre a face da Terra.

Nossos Valores

Igreja Bíblica

Igreja Bíblica

Pregação íntegra e relevante

Saudável

Saudável

Relacionamentos duradouros, ambiente de cura e reconstrução

Acolhedora

Acolhedora

Amor aos que sofrem e que precisam de apoio

Missionária

Missionária

Cumprindo seu papel principal de falar do amor de Jesus

Percepção Ministerial

Ao longo dos anos temos observado a dinâmica de nossa igreja, e isso nos têm levado a concluir que a relevância de nossa comunidade acontece e se desenvolve, constantemente, através de três colunas importantes: pastoral, evangelística e ensino.

A. Pastoral – Uma Igreja com o perfil para cuidar de pessoas. Nossa igreja tem desenvolvido uma característica muito forte neste aspecto.

B. Evangelística – Uma Igreja que tem aprendido a preservar a intencionalidade evangelística e missionária na sua dinâmica de vida.

C. Ensino – Um fator de destaque. Nossa Igreja tem crescido consideravelmente neste setor, e tem ambicionado o progresso no que se refere ao conhecimento e crescimento na área do ensino.

Há alguns anos trabalhamos com a visão de uma Igreja: Bíblica, Saudável, Acolhedora e Missionária. Talvez não encontremos estas quatro palavras, devidamente, decoradas no pronunciamento dos membros, mas certamente vamos observar que, este conceito, está impresso no cotidiano da igreja.

Reflexão

Cumprir nossa missão na terra é parte essencial de viver para a glória de Deus e como Igreja de Deus. Quando olhamos para o cenário social em que estamos inseridos, vemos grandes desafios.

Como nos dias de Neemias, fatalmente somos arremessados aos sentimentos e reações parecidas, como: “assentar, chorar e lamentar por alguns dias; e jejuar, orar perante o Deus dos céus” (Ne 1:4). Acredito que em 2017, por inúmeras vezes, a Igreja do Senhor teve esta postura, viveu dias de glórias, longos momentos de louvores, não obstante passou por longas noites “escuras”, perdas significativas, porém, em tudo, pela misericórdia de Deus, “somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Rm 8:37).

Indo mais além, a Palavra de Deus assegura, encoraja e ordena seu povo frente aos desafios do seu tempo, a marchar: “dize aos filhos de Israel que marchem” (Ex 14:15). A Igreja militante de Cristo sempre persistiu e superou os desafios, “rompendo em fé”.

Haja vista, quando lemos em Atos 9:31: “A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.” Este texto nos lembra, encoraja e promove, adequado, bálsamo e sossego ao coração, além de trazer a plena certeza de que, em meio aos embates, a “paz que excede todo entendimento” (Fp 4:7), proveniente de Cristo foi quem abasteceu a Igreja nos primeiros séculos, a edificando, fortalecendo e gerando absoluto crescimento, e além de resistir aos ardis do inimigo.

Pela misericórdia e graça abundante do Eterno, cremos que esta paz continua vigorando nos dias de hoje sobre a Igreja de Cristo no universo Pós-Moderno. Sobretudo, somos chamados a continuar com o propósito firme e confiante no Eterno, pois dessa forma, teremos paz, visão, foco, vida e vontade para fazer a “vontade” soberana e maravilhosa do nosso mestre e Senhor da Igreja: Jesus.

Como IPVR, que sejamos encontrados obedientes ao Pai, com os corações abertos, vidas prostradas, olhar seguro e confiante na Palavra, lábios abertos e vozes erguidas declarando, como o Profeta Isaías (Is 6:8): “EIS-ME AQUI, SENHOR!”

Nossa História

A Igreja nasceu de um Ponto de Pregação em 1949 com uma Escola Dominical na casa da irmã Ana Correia. Em 1950, a Igreja comprou uma casinha na Rua Pará, 458, onde comportava um grupo entre 40 a 50 pessoas, sendo que, a maioria eram crianças. Em 1952, foi construído um salão de cultos. Em 1953, o espaço foi expandido com a construção do primeiro templo, inaugurado no dia 25/01. Então, além da Escola Dominical, também havia os cultos às 5a feiras, depois também aos domingos. Em 1954, iniciou-se a construção do pavilhão e o trabalho passou ao status de congregação, tornando-se separado da sede, Igreja Presbiteriana de Limeira - (Central), pois já contava com dois presbíteros e um diácono. Em 1958, o Conselho pediu ao Presbitério de Campinas a organização, da congregação em Igreja. O Concílio atendeu o pedido e, no dia 24/01/1959, foi organizada a Igreja Presbiteriana da Vila Rosália, com 54 membros comungantes e 37 não comungantes. O primeiro pastor foi o Rev. Natanael de Almeida Leitão. A Igreja contava, inicialmente, com 3 presbíteros (José Assis, Laudo de Almeida e Nival Lourenço Lisardo) e 3 diáconos (Acelino Koppe, Aniscerio Tertulo do Nascimento e João Anselmo).

Nestes anos todos, o prédio do templo e do Edifício de Educação Religiosa foi reformado, expandido e, finalmente, construído novo templo, e criadas novas e amplas dependências a partir de 2001.

A Igreja já teve vários trabalhos (Pontos de Pregação) que, por motivos diversos, não evoluíram a contento, tendo se extinguido, como nos Bairros da Pedreira, do Brejo, na Vila Gino, no Jd.Morro Azul, na Graminha, no Jd.Esmeralda, no Jd.Nova Europa e no Profilurb. Outros tiveram melhores resultados: na Vila São Luis, de onde se desenvolveu o trabalho organizando-se ali a I.P.Bethel, em 1981; no Jd.São João, temos hoje uma Congregação em expansão. Trabalhamos muito naquela que é hoje, a I.P.Pq.das Nações. Também em Cosmópolis, onde temos uma Igreja organizada. No ano 2003, assumimos jurisdição sobre os campos de Iracemápolis e Engenheiro Coelho.

Da nossa Igreja, vários membros foram chamados ao Sagrado Ministério, como os Revs. Wilson Lourenço Lisardo, Nodan Emerick Lourenço, Sergio Paulo Eller, Luis Gonçalo Silvério, Sebastião Godoy Boeira, Juarez Porfírio, Pedro Mendes, Vagner Aparecido de Miranda, Denis dos Santos Leite, Felipe Roberto Pelissari. Tornaram-se pastores também os Revs. Laudo de Almeida, Oswaldo dos Reis Portes, Geraldo dos Santos, Sidney Schiavon Junior e Wanderley Wenzel do Nascimento.

Ao longo da história, estes foram os pastores da Igreja: Revs. Natanael de Almeida Leitão (1959), Armando Penaforte Amorim (1960, 1972), Ademar de Oliveira Godoy (1961, 1964-1968, 1982), Celso Soares da Silva (1962 e 1971), João Feliciano Pires (1969-1970, 1976-1978), Astrogildo de Oliveira Godoy (1973-1975), Ary Barbosa Martins (1979), Dario Pereira de Oliveira (1979-1982), Sergio Hernan Aracena Ramirez (1982-1983), Silas Augusto Tscherne (1991-1992), Otávio Nogueira Martins (1993-1998), Nelson Theodoro Kuhl Junior (1984-1990 1999-2006), e Pedro Mendes (2003), e desde (2007), Rev. Vinícius José Ferreira Silva.

A Igreja teve até ao dia de hoje 34 presbíteros, com os cinco atuais, sendo que os Pbs. José Assis e José Marcos Gomes (José Marcos foi homenageado pela IP Vila Rosália com o título de emérito), estes foram quem exerceu por mais tempo (25 anos). Foram também 70 diáconos, contando com os atuais, sendo que os Diáconos: Acelino, Mercídio e Ademir foram os que exerceram por mais tempo, inclusive, receberam a homenagem, conferida pela Igreja, como Diáconos eméritos.

Enfim, por estes números e por outras muitas coisas, cujo espaço não é suficiente para contar, podemos bendizer o nome do Senhor por Sua fidelidade, poder e amor demonstrado para conosco nestes anos vitoriosos. Continuemos a escrever esta lindíssima história através das nossas orações, nosso serviço, nossa dedicação e compromisso com o Senhor e cabeça da Igreja: Jesus de Nazaré!

Acervo IPVR com adaptações Rev. Vinícius Silva